domingo, 27 de março de 2011

Capote em várias versões, O Povo


Capote em várias versões

O jornalista norte-americano Truman Capote encerra o ano de 2006 em evidência. Chega às livrarias 20 Contos de Truman Capote pela Companhia das Letras

23 Dez 2006 - 00h23min

Se o escritor norte-americano Truman Capote fosse vivo, estaria comemorando o ano de 2006 em grande estilo. Afinal, atrair os holofotes e conseqüentemente participar dos círculos sociais mais badalados e poderosos era um de seus maiores prazeres.

Bennett Miller deu o pontapé inicial com Capote. A cinebiografia, que estreou em fevereiro nas telas, conta com uma das mais brilhantes atuações de Philip Seymour Hoffman. O ator levou as estatuetas do Globo de Ouro, do Oscar e do Bafta para casa por conta de revelar ao grande público a genialidade, os trejeitos, a soberba e excentricidade do autor de A Sangue Frio.

O ano era 1959. Truman Capote colhia frutos do sucesso de Bonequinha de Luxo (livro que em 1961 ganharia adaptação no cinema, dirigida por Blake Edwards e imortalizada por Audrey Hepburn). Sempre acompanhado da escritora Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga de infância, ele manteve uma relação estável com Jack Dunphy (Bruce Greenwood), mas mostrava-se sempre egoísta em relação à amizade e ao amor.

Este quadro se agrava quando sua vida passa a girar em torno de uma descoberta no The New York Times: o assassinato de quatro membros de uma família fazendeira em Holcomb, no Kansas. A partir de então, Truman Capote pesquisa o fato a fundo O escritor ganha a confiança de Alvin Dewey (Chris Cooper), o agente que lidera a investigação pelos homicídios.

Pouco depois os assassinos Perry Smith (Clifton Collins Jr.) e Dick Hickock (Mark Pellegrino) são capturados em Las Vegas e devolvidos ao Kansas, onde são julgados e condenados à morte. Capote os visita na prisão e começa a colher uma série de entrevistas até a publicação de sua obra-prima, em 1965.

Por A Sangue Frio, ele seria apontado como referência no "novo jornalismo" e reivindicaria para si a descoberta de uma nova forma de arte literária: a novela de não-ficção. O livro foi relançado pela Companhia das Letras juntamente com "Bonequinha de Luxo", pegando carona no sucesso de Capote.

Outro que voltou ao mercado como uma espécie de sessão de extras (com detalhes que não caberiam no filme e que serviram como inspiração para Bennett Miller) foi Capote, Uma Biografia" de Gerald Clark (Editora Globo).

No quesito linhas inéditas, o selo Alfaguara, da Objetiva, colocou no mercado o inédito Travessia de Verão. O romance foi encontrado no apartamento do escritor após sua morte em 1984. Nos Estados Unidos, a primeira edição do livro saiu no ano passado.

Para coroar o ano marcado por homenagens, acaba de sair do forno 20 Contos de Truman Capote pela Companhia das Letras, com organização de Reynolds Price. As histórias foram escritas entre 1943 e 1982.

O escritor nasceu Truman Streckfus Persons no dia 30 de setembro de 1924, em Nova Orleans. Ele foi criado por tias e avós em Monroeville, no Alabama. O pai foi preso por estelionato. Após o divórcio, travaram na justiça uma amarga disputa pela sua guarda.

Truman mudou-se para Nova York onde vivia a mãe e o segundo marido dela, um empresário cubano cujo sobrenome o enteado adotou. No início dos anos 40, o jovem conseguiu um emprego de revisor na revista The New Yorker, mas foi demitido por ofender o poeta Robert Frost. Seus primeiros contos saíram na revista Harper's Bazaar, quando ele tinha 20 anos.

A estréia em livro foi com Outras Vozes, Outros Lugares (1948). Desde então, passou a se relacionar com vários escritores, artistas e celebridades, atraindo atenção da mídia por sua vida social exuberante. Truman Capote teve uma breve incursão no cinema, quando escreveu para John Houston o roteiro de O Diabo Riu por Último (1954).

www.opovo.com.br/opovo/videoarte/657643.html

Nenhum comentário: