domingo, 14 de dezembro de 2014

O pescado como solução contra a fome, francisco vaz brasil



O pescado como solução contra a fome
francisco vaz brasil



     Infelizmente, no Brasil e em muitos países africanos a fome é um mal que aflige a muitos seres humanos. Uma parte da população brasileira sofre com a fome ora por falta de meios para produzir alimentos, ora pela falta de trabalho para obter o dinheiro necessário para a compra de alimentos, embora haja alguma iniciativa do governo em programas assistenciais.
     O Brasil possui muitos e grandes rios e nas proximidades destes mananciais de água é muito difícil ver famílias passando fome, a não ser por causas originadas por desastres ecológicos. É na pescaria artesanal, com linha e anzol ou armadilhas que uma boa parte dos brasileiros vai aos rios, lagos e igarapés em busca de seu principal alimento: o peixe.
     Mas, o brasileiro humilde, esse que vive do pescado, tem encontrado muitos problemas para encontrar o pescado. A pesca sem controle, realizada de forma indiscriminada por grandes companhias pesqueiras tem diminuído a quantidade e a qualidade do pescado. Uma outra causa da redução dos peixes é a poluição das águas dos mares e oceanos que produz a mortandade de cardumes inteiros por produtos químicos e pelo lançamento de produtos oriundos de combustíveis fósseis (petróleo) e com isso tem ameaçado de extinção a muitas espécies de peixes. Deve haver uma campanha de conscientização e leis específicas para a redução dessas catástrofes  ecológicas.
     Há muitas formas de se reduzir a fome no Brasil, como dar assistência técnica e financeira às comunidades mais carentes para a produção de alimentos nas áreas de agricultura e piscicultura.
     Pelo potencial de águas que o Brasil tem, principalmente na Amazônia e parte do Nordeste, a piscicultura é uma das soluções mais viáveis e atraentes e que pode ser um caminho para a erradicação da fome em muitas partes do Brasil. A criação de peixes, é uma solução viável e dará a muitos e muitos brasileiros a oportunidade de conseguir alimento, emprego e renda. O povo brasileiro mais carente será grandemente beneficiado se esta iniciativa for posta em prática.

Nenhum comentário: