quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dicas de como montar um trabalho, fazer um fichamento, uma resenha, um resumo, de como apresentar um seminário.

Dicas de como montar um trabalho, fazer um fichamento, uma resenha, um resumo, de como apresentar um seminário.

RABELO, Amanda, VILLELA, Wilza Vieira e BARBOSA, Regina Maria. Repensando as relações entre gênero e sexualidade...



A Apresentação Gráfica Geral do Trabalho

Do ponto de vista da apresentação geral, um trabalho científico contém as seguintes partes:
§ Capa
§ Página de rosto
§ Sumário
§ Núcleo do trabalho
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
§ Anexos
§ Bibliografia
§ Capa final ou quarta capa

A capa inicial contém apenas três elementos: no alto da página, o nome do autor na ordem normal com letras maiúsculas; no centro da página, o título do trabalho, grifado; embaixo, a cidade e o ano. Tudo o mais é desnecessário pelo menos em se tratando de trabalhos didáticos. A capa final ou a quarta capa não comporta nenhum elemento.
A página de rosto tem, no alto, o nome completo do autor, no meio, o título completo do trabalho; mais abaixo, à direita, será dada uma explanação, seu objetivo acadêmico e à instituição a que se destina; embaixo a cidade e o ano.
O Sumário esquematiza as principais divisões do trabalho: partes, seções, capítulos, etc., exatamente como aparecem no corpo do trabalho, indicando ainda a página em que cada divisão inicia. Indica ainda o prefácio, as lista, tabelas (se houver) e bibliografia. Vem logo depois da folha de rosto.
Na seqüência vem o núcleo do trabalho: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. As várias divisões em partes, seções e capítulos, estruturam-se, no corpo do trabalho, de acordo com as necessidades de raciocínio e de redação.
Anexos só se acrescentam quando exigidos pela natureza do trabalho, pois constituem-se de documentos, nem sempre do próprio autor, que servem de complemento ao trabalho e fundamentam sua pesquisa.
A bibliografia é apresentada segundo a ordem alfabética dos autores, usando-se também o critério cronológico de publicação.
O trabalho científico deve respeitar as seguintes margens:
§ Margem superior: 3 cm.
§ Margem inferior: 2 cm.
§ Margem esquerda: 3 cm.
§ Margem direita: 2 cm.
Quando houver a necessidade de citações, deve-se copiar ao pé da letra e colocar entre aspas, caso haja no texto algo que julgue ser corrigido, algo que cause estranheza, coloca-se logo em seguida da palavra um (sic!), entre parênteses, para indicar que estava assim mesmo no texto de origem. As citações são elementos retirados de documentos pesquisados e que se relevam úteis para corroborar as idéias desenvolvidas pelo autor no decorrer de seu raciocínio.


Fichamento


O fichamento constitui um valioso recurso de estudo de que se valem os pesquisadores para a realização de uma obra didática, científica e outras. Os procedimentos descritos, que garantem a prática eficaz do fichamento, assustam o estudante que depara pela primeira vez com tal metodologia: a prática contínua, no entanto, poderá leva-lo a alterar ponto de vista e julgamento, fazendo-o perceber que o pequeno trabalho inicial reverte-se em ganho de tempo futuro, quando precisar escrever sobre determinado assunto. Um fichário de determinados assuntos possibilita não só a prática de uma redação eficaz, como também proporciona ao autor enriquecimento cultural. Não se recomenda, porém, o armazenamento de assuntos pelos quais não se tem nenhum interesse. O fichamento, antes de tudo, precisa ser funcional.
As anotações que ocupam mais de uma ficha têm o cabeçalho da primeira ficha repetido. As fichas compreendem cabeçalho, referências bibliográficas e corpo da ficha. O cabeçalho engloba o título genérico e específico e letra indicativa da seqüência das fichas, se for utilizada mais de uma.
O tamanho das fichas varia de acordo com as exigências do professor.
Os tipos de fichamentos podem ser os seguintes: de citação, de resumo, de esboço, indicação bibliográfica entre outras.
O mais utilizado nas avaliações na Academia é o fichamento de citação, do qual falaremos mais agora: O fichamento de citação obedece cinco normas:
a) toda citação deve vir entre aspas;
b) após a citação, deve constar o número da página de onde foi extraída a citação;
c) a transcrição tem que ser textual
d) a supressão de uma ou mais palavras deve ser indicada, utilizando-se no local da omissão , três pontos, precedidos e seguidos por espaços, no início ou final do texto, e entre parênteses no meio.
e) A supressão de um ou mais parágrafos deve ser assinalada, utilizando-se uma linha completa por pontos.


Resenha e Resumo

Resenha é uma síntese ou um comentário de livros. As resenhas têm papel importante na vida científica de qualquer estudante, pois é através delas que se toma conhecimento prévio do conteúdo de um livro, fundando-se nessa informação a decisão de se ler um livro ou não. Uma resenha pode ser puramente informativa, quando expõe o conteúdo do texto; é crítica quando se manifesta sobre o valor e o alcance o texto analisado; é crítico-informativa quando expõe o conteúdo e tece comentários sobre o texto analisado. A resenha estrutura-se em várias partes lógico-redacionais. Abre-se com um cabeçalho, no qual são transcritos os dados bibliográficos completos da publicação resenhada; uma pequena informação sobre o autor do texto, dispensável se o autor for muito conhecido. Deve-se passar ao leitor (professor) uma visão precisa do conteúdo do texto, de acordo com a análise temática, destacando o assunto, os objetivos, a idéia central, os principais passos do raciocínio do autor. Finalmente deve conter um comentário crítico. Trata-se da avaliação que o resenhista faz do texto que leu e sintetizou. Essa avaliação crítica pode assinalar tanto os aspectos positivos quanto os aspectos negativos do mesmo, destacando-se a contribuição que o texto traz para determinados setores da cultura, sua qualidade científica, literária ou filosófica, etc; negativamente, pode-se explicitar as falhas, incoerências e limitações do texto. Esse comentário é feito como último momento da resenha, mas pode ser distribuído difusamente, junto com os momentos anteriores: expõe-se e comenta-se simultaneamente as idéias do autor. As críticas devem ser dirigidas às idéias e posições do autor, nunca a sua pessoa ou às condições pessoais de existência. Quem é criticado é o pensador/autor e suas idéias, e não a pessoa humana que as elabora. É sempre bom contextualizar a obra a ser analisada, no âmbito do pensamento do autor, relacionado-a com seus outros trabalhos e com as condições gerais da cultura da área, na época de sua produção.


I - Síntese

A mulher se vê hoje envolvida por uma revolução sexual complexa que lhe traz benefícios e malefícios, uma revolução que já não é mais só do ramo intelectual, mas também dos grandes centros urbanos. As características de homem e mulher não são mais simplesmente biológiocas, mas construções socias.

Nesse contexto surge o questionamento do que é gênero, mas a resposta é muito ampla: alguns autores dizem que há igualdade entre gêneros, mas a maioria das respostas giram em torno dos aspectos masculinos e fgemininos relacionados copm a cultura da sociedade.

Em perguntas à pessoas de classe média (homens e mulheres) sobre gêneros, tanto homem como mulheres reconhecem que cada um tem função específica na sociedade, mas que nos trabalhos privados a mulher faz trabalhos do homem e os homens não fazem os trabalhos da mulher; a mulher tem medo de se arriscar, mas suporta melhor a dor; o homem faz sexo por necessidade e a mulher por vontade, mas a mulher nem sempre está com vontade e por isso finge estar para não perder o marido; o autor diz que há negociações acerca do sexo entre o casal, para haver consenso.

O autor conclui que a mulher e o homem agem de forma diferente com a revolução sexual, a mulher com expectativas, o homem com cautela. Que apesar das doenças sexuais, o que mais afeta a vida sexual é o comportamento social do indivíduo.

II - Citações

" ... Assim o que se configura para as mulheres brasileiras na última década do milênio é uma situação complexa e contraditória, onde perdas e ganhos se confundem, mantendo este segmento populacional em uma situação de extrema vulnerabilidade. Desta forma, solidifica-se a certeza de que a superação deste status quo envolve a ampla articulação dos diferentes setores de ação social e campos do conhecimento. (página 189)"

" Nesta perspectiva, a questão do gênero se situaria para além da dimensão do poder, tendo origem na própria instauração da cultura. A atuação de diferenciais de gênero permaneceria, embora com contornos particulares e mais difusos, mesmo em contextos onde a hierarquia é renegada, como nas sociedades contemporâneas.

No atual contexto brasileiro, onde a disparidade entre as aquisições femininas no espaço público e no privado produzem uma aparente ambiguidade no seu sistema de referências, a contribuição de Heilborn assume um caráter especialmenteinstigante, ao acenar coma possibilidade de uma análise sobre a maneira particular como mulheres e homens têm se reconstituído como sujeitos em uma sociedade de rápidas, constantes e contrastivas modificações. (página 191)"

" Embora a primeira parte desta afirmação seja consensual entre homens e mulheres, a frase completa aponta para uma interessante dicotomia, recorrente em todos os grupos ao longo das discussões: o ser e o fazer. A mulher faz trabalhos de homens, embora os homens não façam trabalhos de mulher, o que é entendido em função das respectivas naturezas. (páginas 192/193)"

" Dentre as diversas possibilidades de escuta destas falas, chama atenção o fato de as diferenças entre os sexos aparecerem claramente demarcadas, , em que pese seu tom aparentemente igualitário (reflexo da veemência com que as mulheres passaram a reinvindicar seus direitos nos últimos anos?), uma dem,arcação que se dá mais ao nível de alguma característica interna, ligada ao ser, à natureza, que se expressa no reino das "tarefas". (página 194)"

" Assim, se o homem necessita de sexo para ficar calmo e equilibrado, para a mulher o sexo é uma questão de "vontade", que precisa ser despertada ... (página 194)"

" Do que foi exposto, fica evidente que, no âmbito do casamento, o sexo, para além de ser uma eventual expressão idílica ou erótica, se constitui num assinalamento de que os acordos necessários à manutenção do casal estão mantidos. Mais do que uma negociação relativa ao prazer sexual, os códigos e os acordos que balizam a prática do sexo no interior do casal traduzem e asseguram um nível de negociação mais abrangentes entre as partes.(página 197)"

" Indubitavelmente, homens e mulheres identificam a ocorrência de profundas tranformações na condição social da mulher nos últimos anos, lidando de modo distinto com este fato. Para as mulheres, a constatação de que hoje seu espaço no mundo é mais amplo, permite uma maior assertividade. ... Para os homens, ao contrário, o reconhecimento dessas mudanças produz uma certa cautela, dado que o rearranjo das posições tradicionais das mulheres exige um realocamento masculino ... (páginas 197/198)"

"Como conclusão, cabe salientar ainda que, embora as estratégias de promoção da saúde sexual e reprodutiva da mulher, e em particular as de prevenção do HIV se assentem em grande medida na discussão em torno dos diferenciais de poder entrehomens e mulheres, esta não parece ser a única dimensão que informa, de modo significativo a vivência sexual dos indivíduos. Do mesmo modo, mais do que o prazer erótico, é o conjunto de compromissos existentes entre o casal que irá definir os limites da negociação na esfera da sexualidade. Neste sentido, tanto quanto é importante continuarmos dispendendo esforços no sentido de reduzir as diferenças de poder existentes entre homens e mulheres, é necessário caminharmos também no sentido do aprofundamento da compreensão dos atributos que caracterizam o masculino e o feminino em cada subcultura, e da maneira particular como os indivíduos manejam estes atribuídos na constituição das suas relações sociais e afetivas.

III - Comentários Gerais

A revolução sexual vem aos poucos modificando a sociedade, o comentário dos homens da classe média sobre as mulheres não pensarem, hoje vem se modificando lentamente, prova disso é o fato do campo profissional masculino hoje vem sendo aberto para as mulheres. Muitas empresas têm demonstrado interesse em contratar mulheres para cargos anteriormente ocupados por homem, por causa da maior eficiência que a mulher tem demonstrado no mercado. Porém isso acarreta uma sobrecarga de funções sobre a mulher, pois acaba sobrando para ela também a tarefa doméstica (pouquíssimos homens aceitam trocar um pouco os papeis) ou se seu salário for compatível, paga uma empregada doméstica para fazer as tarefas.

Quanto ao sexo, acho que realmente o que acontece é isso, o homem diz (e a mulher também) que tem necessidade dele e não resiste às mulheres, e, com isso, justifica as traições (principalmente se a mulher não o satisfaz), a mulher só faz sexo por vontade, e mente quando não está com vontade.

Realmente os homens ficam cautelosos em relação a essa revolução sexual, na minha opinião porque têm medo de perder seu lugar autoritário na sociedade, e as mulheres só tentam disputar um espaço maior nela, não deixando o machismo que têm, apesar de serem feministas.

Na nossa sociedade o homem e a mulher são diferentes, isso não pode ser negado, mas acho que essas diferenças não são biológicas e sim culturais, a mulher ser frágil e o homem ser "grosso" não é comum da raça humana e sim da sociedade que impõe essas características.

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